Ben-u-ron: Deve haver gestão criteriosa dos medicamentos alternativos

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde informou que, na sequência da rutura de stock temporária do medicamento Ben-U-Ron, xarope, 40mg/ml, existem vários medicamentos alternativos no mercado, e apela a uma gestão criteriosa dos medicamentos alternativos disponíveis.

“Após averiguação das entidades do circuito do medicamento, verificou-se que as quantidades fabricadas, atualmente existentes no mercado dos medicamentos contendo paracetamol, xarope, 40 mg/ml são suficientes para garantir as necessidades habituais deste medicamento no mercado nacional”, afirma.

 

Os “fabricantes destes medicamentos, sediados no nosso País, aumentaram as quantidades de produto a fabricar para suprir os efeitos da referida rutura”, acrescenta.

 

“Contudo, e para garantir que existe tratamento para todos os doentes, é essencial que os médicos, farmácias, locais de venda de MNSRM e distribuidores façam uma gestão criteriosa das necessidades e dos stocks disponíveis”, apela a Autoridade.

A Autoridade do Medicamento aproveita para apelar aos doentes que “apenas adquiram estes medicamentos quando for necessário, não existindo razões para manter stock em casa”.

02-01-2020