Altas doses de vitamina B6 podem reduzir sintomas de ansiedade e depressão

Segundo um estudo da Universidade de Reading, no Reino Unido, a ingestão de suplementos de B6 pode aumentar a produção do ácido gama-aminobutírico (GABA)- um neurotransmissor inibitório responsável por bloquear mensagens enviadas entre os neurónios e o cérebro ou a espinal medula, provocando assim um estado de maior relaxamento e concentração. Esta é a principal conclusão da equipa de investigadores depois de uma análise do impacto de suplementos das vitaminas B6 e B12 em indivíduos entre os 18 aos 58 anos com sintomas de depressão e ansiedade.

A investigação surgiu da necessidade de aprofundar os resultados de estudos anteriores, que apresentavam evidências de que as vitaminas do tipo B encontradas na marmite (uma pasta salgada de extrato de levedura, popular no Reino Unido, que é geralmente espalhada em torradas, bagels e bolachas) podiam contribuir para o aumento deste mecanismo de inibição, em adultos, resultando numa dimunuição dos níveis de ansiedade e stress.

Os investigadores recrutaram mais de 300 pessoas com sintomas de ansiedade e depressão e dividiram-nas em três grupos. Durante um mês, os participantes tomaram por dia uma cápsula de 1000 mg de B12, de 100 mg de B6 ou um placebo de lactose, conforme o grupo.

No final da experiência, foi realizado um inquérito com o objetivo de medir os sintomas destes indivíduos, e, partir dos resultados obtidos, os investigadores concluíram que doses elevadas de B6 podem provocar uma redução “significativa” dos sintomas de ansiedade generalizada. De acordo com os cientistas, este efeito pode dever-se aos níveis elevados de GABA que foram detetados entre os participantes que ingeriram os suplementos de B6, apoiando a hipótese de que foi a vitamina a responsável pela redução da ansiedade.

Já associação de uma redução dos sintomas de depressão à B6 pode ser justificada pelo facto de que esta vitamina agir como coenzima na produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina. Outros ensaios clínicos demonstram que o B6 pode ser eficaz contra enxaquecas oculares- tipo de enxaqueca que prova sintomas a nível visual, como perda de visão num dos olhos.

O salmão, abacate, banana e espinafre são alguns dos alimentos ricos na vitamina B6, mas as altas doses usadas neste estudo só podem ser atingidas através de suplementos.

04-08-2022