Empresa
Quem Somos
Ética
Organograma
Bolsa de Emprego
Candidatura Espontânea
Sustentabilidade
Serviços
Formação
Campanhas de Proximidade
Apoio ao Cliente
Recolha de Resíduos
Media
Galeria de Imagens
Logótipos
Notícias
Press-Releases
Publicações
Contactos
Área Cliente
PT
|
EN
PT
|
EN
Início
Média
Lista de Notícias
DESCONGESTIONANTES NÃO DEVEM SER DADOS A CRIANÇAS COM CONSTIPAÇÃO COMUM
DESCONGESTIONANTES NÃO DEVEM SER DADOS A CRIANÇAS COM CONSTIPAÇÃO COMUM
DESCONGESTIONANTES NÃO DEVEM SER DADOS A CRIANÇAS COM CONSTIPAÇÃO COMUM
Um novo estudo indicou que os descongestionantes nasais não devem ser administrados a crianças com menos de seis anos de idade, e dados com precaução a crianças com menos de 12 anos, em casos de constipação comum.
O estudo que foi conduzido por uma equipa de especialistas liderada por Mieke van Driel da Universidade de Bri
sbane, Austrália, não encontrou provas científicas sobre a eficácia dos descongestionantes nasais sobre sintomas como nariz entupido ou a pingar, mantendo-se em questão a segurança daqueles fármacos.
A constipação comum é normalmente causada por vírus, autolimitada e os sintomas desaparecerem no espaço de 7 a 10 dias. No entanto, pode afetar substancialmente o trabalho, escola e serviços de saúde. As crianças podem ter entre 6 a 8 constipações por ano, e os adultos 2 a 4.
Para a pesquisa, a equipa analisou estudos publicados sobre a eficácia dos tratamentos na constipação comum. A análise concluiu que, em adultos, o uso de descongestionantes, isoladamente ou com anti-histamínicos ou analgésicos, durante um período máximo de 3 a 7 dias, poderá exercer um leve efeito sobre os sintomas nasais.
No entanto, os descongestionantes podem provocar efeitos secundários como insónias, sonolência, dores de cabeça e problemas de estômago e, se usados durante muito tempo, podem causar congestão nasal crónica, que é difícil de tratar.
O paracetamol e os anti-inflamatórios não aparentam ainda melhorar a congestão nasal ou o pingo do nariz. Outros tratamentos como a inalação de vapor, o óleo de eucalipto, pomadas que libertam vapores, a equinácea e o aumento do consumo de líquidos não são eficazes ou não foram estudados.
Já nas crianças com menos de 6 anos, não se deve administrar descongestionantes ou medicamentos que contenham anti-histamínicos, e serem dados com precaução às de 6 a 12 anos de idade. Os autores indicam que não está comprovado que aqueles fármacos aliviem os sintomas nasais e que podem causar efeitos adversos, que nas crianças com menos de 2 anos podem incluir convulsões e mesmo morte.
“Se os pais estão preocupados com o conforto do seu filho, podem usar com segurança irrigações nasais salinas ou gotas, mas isto poderá não oferecer o alívio desejado”, indicaram.
[Fonte: Alert-Online]
https://neo-sinefrina.pt/
neo-sinefrina/
#
#cooprofar
#perrigo
#farmacias
#proximidade
#saude
#atchim
#saudecomecaaqui
#farmaceuticos