Foi num ambiente de grande cordialidade e união entre os presentes que a Cooprofar celebrou, no passado dia 23, o 40º aniversário da empresa. O sucesso do evento ficou evidenciado pela proximidade e unanimidade entre membros da direção, clientes associados e colaboradores.
No âmbito das ações de comemoração dos 40 anos, o evento principiou com a inauguração de um mural alusivo à «Essência Cooprofar» da autoria de José Emídio, artista plástico conceituado da Cooperativa Árvore, que explicou a inspiração para a obra formada por um total de 850 azulejos, enquadrando-a na atividade e ADN da Cooprofar.
Seguiu-se a homenagem póstuma àquele que foi uma figura ímpar e incontornável no percurso da Cooprofar – Dr. Américo José Tavares da Silveira – e que assumiu os destinos da Cooprofar como Presidente da Direção, ao longo de mais de 30 anos, tendo sido pioneiro na evolução de um modelo cooperativo para um grupo empresarial reconhecido pelo setor.
Pela marca indelével que deixou, decidiu a direção da Cooprofar nomear o auditório da sede, em Gondomar, com o seu nome e imortalizar a sensatez, visão e humanismo numa placa que foi descerrada dentro da sala pelo filho do ex-presidente, Dr. Pedro Silveira.
Antes do descerrar da placa, foram vários os membros dos Órgãos Sociais que discursaram para assinalar a significativa data e o percurso de sucesso da empresa, bem como, dirigir-se ao Dr. Américo Silveira como um homem exemplar que bem soube conduzir os destinos da Cooprofar “com grande rigor e, simultaneamente, grande humanidade”, disse o Dr. José Barreira, filho de um dos fundadores da Cooperativa - Adelino Moreira dos Santos Barreira, da Farmácia Nova de Valbom – que marcou presença na cerimónia.
Palavras de apreço ao homenageado vieram, também, de outro membro da Direção, Dr. Carlos Machado, da Farmácia Machado – Paramos, que enalteceu a “figura exemplar e inspiradora” do Dr. Américo Silveira, acrescentando “ter sido um grande professor ao longo da sua carreira.”
Coube a palavra ao Presidente da Direção da Cooprofar, Dr. Delfim Santos, que traçou rasgados elogios à obra construída pelo seu antecessor, destacando o facto de ter sido sobe a direção visionária do Dr. Américo Silveira que se deu a grande evolução de um conceito cooperativo para um modelo empresarial, aquilo que a empresa é hoje.
Após o descerrar da placa e lida a mensagem nela inscrita, seguiu-se um discurso emocionado da família, nomeadamente, proferido pelo filho, Dr. Pedro Silveira, que acolheu com comoção as palavras dirigidas ao pai e agradeceu, profundamente, a homenagem em nome de toda a família Silveira.
A cerimónia adiantou-se com o tradicional cantar em uníssono dos Parabéns, a abertura do bolo pela mão do único fundador presente – Sr. Adelino Barreira - e um elevado brinde aos 40 anos de Proximidade.
O encerramento do evento deu-se com a oferta de um azulejo - assinado pelo autor José Emídio alusivo ao mural inaugurado - a cada um dos convidados (cerca de 100) e que teve como simbologia entregar a todos a continuidade da essência Cooprofar. Este foi num momento sublime retratado pela satisfação dos convidados ao receber uma peça única que, em conjunto com as outras, traduz a força de uma união que esteve sempre presente ao longo da cerimónia.
O ambiente de unanimidade, a sintonia e comunhão patentes no ambiente do evento são fruto de um percurso de 40 anos, onde a Cooprofar construiu relações fortes marcadas pela Proximidade aos Clientes.
Privilegiou-se, por isso, quem partilha os mesmos valores, reconhece a dedicação e que com a Cooprofar continua a cimentar e fortalecer um caminho de excelência.